Para os entusiastas dessa nova tecnologia que permite com a linguagem Javascript V8 criar aplicações robustas e escaláveis, o Node.js esta cada vez mais ganhando espaço no desenvolvimento web, chegando a ser comparável com as famosas tecnologias de mercado Java, .NET, PHP e Ruby On Rails.

O objetivo desse post é apresentar 10 módulos essenciais pelo qual vale a pena conferir e utilizá-lo em seus projetos de Node.js.

  1. NPM: Node Package Manager, é o módulo de grande importância para projetos Node. Pois ele é um módulo global instalado para gerenciar a instalação de módulos no projeto, possui comandos semelhantes a um gerenciador de repositórios do Linux como apt-get, pacman, yum e outros. Neste blog há um post falando com mais detalhes sobre NPM.
  2. Express: É um Web Framework minimalista em seus recursos, pois possui as funcionalidades essenciais para desenvolver um projeto web de maneira performática e em poucas linhas de código Javascript.
  3. Geddy: Utiliza os mesmos conceitos do Rails, Django, Pylons e Merb, este módulo possui diversas funcionalidades como Gerador de Modelos, Rotas, Validadores, Templates, Partials, Controllers RESTful e muito mais, excelente alternativa para criação de projetos modulares e flexíveis para manutenções e mudanças.
  4. Expresso: Módulo voltado para realização de testes unitários em funções Javascript, cujo seus recursos seguem os conceitos da metodologia TDD - Test-Driven Development.
  5. Stylus: Framework voltado para gerenciamento dinâmico de CSS. Suas funcionalidades em destaque são: Mixin, Mixin parametrizáveis, variáveis para propriedades dos seletores, operadores com números, funções e namespaces, além de outras funcionalidades. Muito útil para implementar estilizações CSS complexas de forma produtiva e eficiente.
  6. Jade: Um template engine muito famoso para Node.js, para muitos é considerado uma versão melhorada do Haml, pelo fato de possuir uma síntaxe limpa e de fácil aprendizado. Permite trabalhar com variáveis e diversos comandos de servidor dentro da própria view e também permite criar partials no template.
  7. MongoQ: Módulo de interface direta com o banco de dados NoSQL MongoDB, sua implementação é de fácil aprendizado pois diversas de suas funções são semelhantes aos comando realizados no próprio console do banco de dados, excelente alternativa para trabalhar Node.js em conjunto com MongoDB.
  8. Socket.IO: Framework cross-browser para comunicação real-time através de mensageria broadcast. Possui integração com WebSockets, além de possuir o seu próprio script para trabalhar no lado cliente.
  9. Wheat Um Blog engine para Node.js que utiliza os arquivos enviados para um repositório Github como base de dados para publicação de posts. Possui as funcionalidades essenciais de um blog como categorizamento e tags nos artigos, gerador RSS, página de apresentação do autor e área para comentários. Um exemplo de um excelente blog que utiliza este módulo é o http://howtonode.org.
  10. HashLib Uma biblioteca Node.js que implementa algoritmos de criptografia e hash de maneira fácil e prática. Os algoritmos suportados por este módulo são: md4, md5, md6, sha, sha1, sha256, sha512, hmac_sha1, hmac_md5 e Hash MD5 em arquivos.

Espero que tenham gostado desse artigo e para conhecer diversos outros módulos para Node.js visite o Github Oficial: https://github.com/joyent/node/wiki/modules
Valeu pessoal!