Dando continuidade a esse post, apresentarei mais alguns conceitos essenciais que estudá-las profundamente irá trazê-lo bons conhecimentos para você ficar apto a desenvolver uma aplicação web com qualidade.

Lembrando que é essencial você ler antes a primeira parte desse post: Desenvolvendo um sistema web do zero - Parte 1.

1 - Entenda banco de dados e comandos SQL: Um banco de dados é essencial em qualquer aplicação, praticamente dominar comandos SQL será fundamental, pois a maioria dos gargalos serão identificados após sua aplicação obter uma base gigante de dados. Por isso, com o passar do tempo se sua aplicação possuir uma estrutura de banco de dados bem planejada, as consultas SQL serão eficientes e você terá menos preocupações com a escalabidade do sistema. Resumindo, entenda bem sobre banco de dados, pois toda modelagem do sistema será adaptada para utilizá-lo, pois o surgimento de problemas com a aplicação será de longo prazo.

2 - Saiba um pouco de front-end: Para quem não conhece o termo, front-end é o desenvolvimento da aplicação para o cliente, ou seja, a interface de apresentação do sistema para o usuário. É comum a existência de programadores péssimos como front-end, talvez por não gostarem de programar o layout de uma página HTML, seja por falta de conhecimento ou criatividade. Porém é essencial ter pelo menos os conhecimentos básicos de HTML, CSS e Javascript para sobreviver nesse lado, sem contar que uma boa programação no front-end, irá garantir mais segurança, estabilidade e eficiência no back-end da aplicação (lado do servidor). Por que um front-end bem feito faz com que o usuário goste de sua aplicação e principalmente faz com que a aplicação responda de forma rápida para o usuário.

3 - Conheça os diversos tipos de testes para aplicação: Esse conceito é essencial para que você desenvolva sua aplicação com qualidade. Atualmente existem na maioria das linguagens de programação frameworks voltados para programação de testes automatizados. Existem diversos tipos de testes a se preparar para uma aplicação, os mais conhecidos são: Teste Unitário, Teste de Integração e Teste de Aceitação. Nem sempre é necessário aplicar todos esses tipos de teste, porém no mínimo aplique testes unitários em sua aplicação. Além de garantir que cada trecho de código foi testado, você evitará realizar testes manuais e irá garantir que qualquer alteração de código seja realizado com segurança, pois todos os testes sobre aquela funcionalidade irá quebrar, apontando todos os possíveis impactos sobre a nova mudança no sistema.

4 - Entenda o básico de redes: Isso é fato, por mais que redes seja algo complexo para muitos, seu entendimento é necessário, afinal, sua aplicação será web! Conheça pelo menos os principais protocolos: HTTP, HTTPS, FTP, SSH, SMTP, POP e SSL, será o suficiente para você entender como manupilar a aplicação de forma eficiente e segura. Outro motivo para entender redes: você terá que fazer deploy do seu sistema para um ambiente de produção e se acontecer algum comportamento inesperado pela mudança de ambiente, tenha certeza de que grande parte desses problemas serão facilmente resolvidos se você dominar redes.

É isso ae pessoal, estudando bem esses conceitos você terá facilidade em desenvolver uma aplicação web do zero! um grande abraço e até a próxima!