A história desse blog e o que vem pela frente

Publicação: | Tags: Comunicado

Underground WebDev

Fala pessoal, para quem não me conhece meu nome é Caio Ribeiro Pereira autor desse blog. Escrevo esse post para falar um pouco sobre como surgiu esse blog e também comunicar algumas mudanças (que são melhorias!) que fiz neste blog durante esses meses.

Um pouco sobre a história desse blog

Tudo começou em 2011, em que aprendi muita coisa legal sobre Linux e programação trabalhando ao lado de pessoas incríveis como o César Caetano Neto, Bruno Alvares da Costa e Leandro Alvares da Costa. Foram tantos aprendizados que tive com esses caras que passei a anotar tudo que aprendia. Realmente passei a ter muito gosto em escrever, que resolvi resolvi montar o antigo blog Underground Linux. Nele escrevi cerca de 80 posts sobre linux, focando principalmente em assuntos sobre Arch Linux, magias negras no terminal, dicas sobre distribuições e dicas para migrar para o linux.

O gosto por escrever foi grande, porém a audiência era pequena, queria muito ver meus amigos e conhecidos lendo meu blog, porém eu era o único nerd que entendia dessas coisas, e por causa disso, meses depois acabei criando o blog CRP Underground, focado em compartilhar pensamentos e opiniões sobre assuntos relacionado a profissão, dicas para blogueiros, infográficos, motivação e divulgações sobre alguns projetos e eventos que participei. Neste blog, os assuntos eram menos nerd e com isso meus amigos entendiam melhor o blog e isso me motivou a escrever mais e mais...

Depois de um certo tempo, entrei mais a fundo sobre assuntos focado em desenvolvimento web, com isso, criei esse blog em Agosto de 2011. O objetivo era compartilhar um pouco das minhas experiências sobre programação. No início era muito novato na área, e escrevi posts para iniciantes focado em Java, Git, JavaScript e recomendação de livros. Com o passar do tempo, fui evoluindo e me envolvendo cada vez mais nessa área, compartilhei um pouco sobre Ruby On Rails e em seguida resolvi aprender a fundo por conta própria o Node.js. Gostei tanto do Node.js que resolvi estudar por conta própria essa tecnologia, acompanhei o início dessa tecnologia, o quanto ela evoluiu, participei de alguns fóruns e escrevi vários posts sobre Node.js. Até criei um mini-curso chamado Node.js para Leigos formado por 10 posts, e mesmo depois do mini-curso, continuei escrevendo assuntos do básico ao avançado sobre Node.js. Hoje o blog contém 56 posts sobre essa tecnologia e pretendo escrever mais!

Foi graças aos meus posts sobre Node.js, que conheci por acaso o Paulo Silveira e Adriano Almeida, fundadores da editora Casa do Código, foi através dele tive a oportunidade de escrever meus 2 livros: um sobre Node.js e outro sobre o framework Meteor (alias também escrevi alguns posts sobre Meteor neste blog).

Como está o blog hoje?

Hoje o ritmo deste blog anda um pouco baixo, mas fique tranquilo, NÃO PRETENDO parar com esse blog tão cedo. Pelo contrário tenho uma listinha de posts com alguns drafts no Google Keep para lançar no futuro. Mas o motivo pelo qual o ritmo esta baixo aqui é que meu trabalho tem sido mais puxado e também ando me dedicando em outros projetos, um deles em destaque são:

  • UDGWebDev Weekly: que é uma newsletter focada compartilhar novidades sobre o mundo do desenvolvimento web, lá estou divulgando semanalmente posts, recomendando frameworks open-source, vídeos e outros links relevantes para os devs de plantão.
  • DevFreeCasts: um site que apresenta uma lista de screencasts gratuitos sobre desenvolvimento, lá tem videos para Node.js, Meteor, JavaScript, Ruby, PHP, Elixir, Angular, Grails, Android e pretendo incluir mais tecnologias (alias caso você tenha um screencast e quer divulgar no site é possível também).
  • VanillaMasker: uma biblioteca JavaScript focada em mascarar inputs de formulários. É claro que já existem várias bibliotecas que fazem isso, mas o seu diferencial é que ela é 100% JavaScript, e não precisa de jQuery ou Zepto como dependência.
  • Node Web Modules: um simples site que aprensenta frameworks webs do Node.js, listando em ordem dos mais popular.

Quais são as mudanças no blog?

Desde o início de 2014 o blog passou por boas mudanças. Primeiro veio o novo layout que ficou mais limpo, com design flat e cross-device pois o layout agora é responsivo. Depois com o objetivo de remover eliminar excesso de blogs, migrei para este blog alguns posts do Underground Linux e hoje, exatamente hoje migrei alguns posts relevantes do meu blog pessoal, o CRP Underground.

Abaixo estão todos os posts migrados para vocês acompanharem

De qualquer forma quero agradecer a todos os leitores desse blog, que compartilham alguns dos meus posts, comentam aqui no blog, me ajudam a corrigir bugs que escrevo nos posts e principalmente me acompanham nas redes sociais. É muito gratificante ter o reconhecimento de vocês e isso me motiva cada vez mais a manter o blog no ar. Obrigado pessoal! :)

Compartilhe este post