Onde hospedar aplicações Node.js

Publicação: | Tags: Node.js

Conheça quatro excelentes PaaS (Plataform as a Service) focadas em hospedagem de aplicações Node.js. Especificamente quero que conheçam as plataformas: Getup Cloud, Appfog Nodester, Nodejitsu e Heroku.

Getup Cloud

Getup Cloud

É uma empresa brasileira (isso mesmo, temos alguém por aqui construindo nuvem de verdade), plataforma open-source (OpenShift), infraestrutura Amazon e cobrança por hora e on-demand.

Além de rodar Node.js, também suportam outras linguagens (Java, PHP, Ruby, Python, Perl), frameworks (Ruby on Rails, CakePHP, Django, Wordpress) e banco de dados (MySQL, PortgreSQL e MongoDB).

O mais legal é que a plataforma oferece escalabilidade automática para as aplicações, criando e destruindo máquinas de acordo com o volume de conexões simultâneas sem que você precise entender de load balance e outros detalhes.

A administração pode ser feita pelo CLI (Command Line Interface) via comando rhc ou pela interface web e o deploy é feito através do git.

As aplicações rodam no que chamam de gear (é uma máquina na nuvem), quando criadas recebem uma URL no formato https://nome_app-namespace.getup.io e com SSL incluso, além de permitir o uso do seu domínio próprio.

O formato de pagamento é através de paypal, cobrança por hora e em reais.

Site oficial: Getup Cloud

Appfog Nodester

Appfog Nodester

É uma plataforma open-source totalmente focado para aplicações Node.js.. Eles oferecem uma documentação completa de sua API para utilizá-lo via terminal console ou através de interface RESTFul. Outra vantagem é que o serviço oferece um repositório Git e possui integração com o Cloud9IDE, fazendo com que todo desenvolvimento até sua fase de deploy seja completamente realizada online. Atualmente eles implementaram um sistema de administração web para gerenciar o processo de deploy da sua aplicação. Gratuitamente eles oferecem o domínio nome_app.nodester.com, além de permitir via sua API ou pelo próprio sistema admin o redirecionamento de sua aplicação para um domínio próprio.

Sua CLI (Command Line Interface) é totalmente RESTFul e permite utilizar via módulo Nodester o NPM (Node Package Manager) no serviço fazendo com que seja instalado qualquer módulo em sua plataforma. Seu único defeito é que a plataforma é apenas dedicada para o Node.js, sendo necessário utilizar outro serviço de banco de dados para desenvolver uma aplicação completa. Porém o seu ponto forte é que tudo é gratuito e open-source!

Site oficial: Nodester

Nodejitsu

Nodejitsu

Com a proposta de um serviço de hospedagem em nuvem, o Nodejitsu traz consigo diversos módulos para desenvolver aplicações Node.js em sua plataforma. Atualmente o serviço se encontra em fase beta privada, ou seja, é necessário se cadastrar e ser escolhido por eles para utilizar seus recursos. Possui uma documentação bastante clara e didática sobre sua API e também oferecem gratuitamente um domínio para sua aplicação: nome_app.nodejitsu.com, sendo também possível o redirecionamento de sua aplicação para um domínio próprio.

Site oficial: Nodejitsu

Heroku

Heroku

Conhecida pelos programadores Ruby On Rails, Java, Python e Closure, recentemente adotou o Node.js em sua plataforma. Possui uma CLI totalmente RESTFul e eles oferecem gratuitamente o domínio nome_app.heroku.com. O mais interessante desse serviço é que eles possuem diversos Add-ons que permitem integrar sua aplicação com diversas outras aplicações da internet, exemplo disso são o Add-ons que integram-se com o Twitter, serviços da Amazon, banco de dados MongoDB, plugins para serviço de mensageria SMS e muito mais.

Porém não são todos os Add-ons gratuitos, muitos deles são oferecidos como serviços adicionais a serem pagos.

É uma excelente alternativa para quem realmente tem dinheiro para investir em uma aplicação Node.js.

Site oficial: Heroku

Compartilhe este post