Usando Spread operator do ES6

Publicação: | Tags: JavaScript

Usando Spread operator do ES6

Se você já trabalha com alguns recursos do ES6, recomendo a leitura desse post que vai falar sobre Spread Operator. O Spread Operator basicamente converte um array em argumentos, ele é muito útil quando se precisar quebrar um array para passar seus valores para uma função ou construtor de um objeto como argumentos de valores separados. Para exemplificar na prática, vamos criar uma simples função de soma, que precisa de 2 argumentos como parâmetro de entrada em sua função:

 function soma(a, b) {
     return a + b;
   }

Até aqui não há nenhum segredo nessa simples função que retorna a soma de dois valores. Se você pretende usar essa função você pode simplesmente fazer:

 soma(1, 2); // retorna: 3

E se você pretende usar um array? Como passar 2 valores de um array como argumento? O jeito mais óbvio seria:

 var arr = [1, 2];
 soma(arr[0], arr[1]); // retorna: 3

Tem um jeito mais elegante? Tem! Você pode usar soma.apply(null, arr) para invocar essa função:

 var arr = [1, 2];
 soma.apply(null, arr); // retorna: 3

Obs.: O primeiro parâmetro null, é referente ao contexto this que seria usado internamente na função soma(), como não é utilizado this nessa função, você pode deixar como null que ele utilizará o contexto this default da função. E o Spread operator? Aahhhh esse sim é o melhor de todos, veja:

 var arr = [1, 2];
 soma(...arr); // retorna: 3

Basicamente você tudo se resolve com a síntaxe: ...array para que ele quebre o array em argumentos e dessa forma você obtem uma forma mais elegante e enxuta de usar arrays como argumentos.

Melhor referência!

Compartilhe este post